Extensão – Pedro e o Capitão (2013-2014)

Este projeto consistiu na encenação da peça de teatro “Pedro y el Capitán”, do escritor uruguaio Mario Benedetti, em escolas públicas de ensino médio da grande Florianópolis, seguida de um debate com os alunos secundaristas acerca dos períodos autoritários na América Latina, os processos de transição para a democracia, as violações do Estado aos direitos humanos e a construção da memória e da verdade. Trata-se da única peça teatral do poeta e contista uruguaio, que narra o diálogo entre um preso político e seu torturador. Além da encenação da peça, os membros do Oirã também foram responsáveis pela tradução e adaptação do texto e organização e montagem das apresentações – 25 no total, durante os 2 anos de execução do projeto. Ademais, os membros do Oirã conduziram e mediaram os debates com as turmas depois da apresentação da peça.

Coordenação: Clarissa Dri, Leticia Albuquerque, Wellington Bauer

Realização – estudantes dos cursos de Relações Internacionais, Direito e Artes Cênicas da UFSC: Andressa Molinari, Deborah Abud, Elisa Espíndola, Eveline Teles, Gabriel Dauer, Carolina Ferrari, Luíza Helena Virgílio, Marina Andrade, Matheus Rachadel, Rafael Cruz, Tamara Traldi, Tiago Mocellin, Weslley Almeida, Athena Bastos, Juliana Batista, Laís Palma, Louise Enriconi, Morgana Duarte, Felipe Souza.

Apoio: Mauricio Rissi, Roberto Alves e direção do CSE-UFSC, Luiz Carlos Cancellier de Olivo e direção do CCJ-UFSC, PROEX e Secult-UFSC, direção, professores, funcionários e alunos das instituições de ensino que participaram do projeto (ver lista completa das escolas e apresentações nos relatórios abaixo), Adailton Costa, Jefferson Viana, Ademar Pozzatti Junior, Camila Kuhn, Sergio Gonzalez, Maria Luiza Sumienski, Jorge Robles, Matthew Kirkegaard.

Textos:

Tradução da peça – texto integral

Adaptação da peça – texto encenado

Relatório Pedro e o Capitão 2013

Relatório Pedro e o Capitão 2014

TCC em Artes Cênicas – Projeto Pedro e o Capitão: Memorial Descritivo do Processo Criativo, de Wellington Bauer

Mídia:

Peça teatral ‘Pedro e o Capitão’, de Mario Benedetti, Calendário Floripa, Novembro 2013

UFSC promoverá oficina de direitos humanos com foco na tortura policial durante a ditadura militar, De olho na ilha, 11/08/2014

Peça ‘Pedro e o Capitão’ será exibida nesta quarta-feira na UFSC, De olho na Ilha, 24/09/2014

Pedro e o Capitão nas escolas públicas de Florianópolis: um projeto do Oirã, CSE-UFSC, 09/07/2014

Peça completa no Youtube

Publicações:

Extensão universitária em Relações Internacionais: ditadura e transição à democracia na América do Sul, por Clarissa Dri, Andressa Molinari e Marina Andrade, Mural Internacional, v. 7, n. 2, p. 139-150, 2017.

‘Infância clandestina’ e o internacionalismo da oposição às ditaduras cívico-militares no Cone Sul, por Clarissa Dri e Marina Andrade. In: Cristine Zanella; Edson Neves. (Org.). As relações internacionais e o cinema: espaços e atores transnacionais. Belo Horizonte: Fino Traço, 2015, v. 1, p. 153-168.

O papel do teatro na formação em Relações Internacionais: experiências no campo dos Direitos Humanos, por Deisy Ventura e Clarissa Dri, Carta Internacional, v. 9, n. 2, p. 137-155, 2014.