Pesquisa – O Brasil e a cooperação regional na América Latina (2012-2019)

A iniciativa de pesquisa sobre cooperação regional na América Latina fundamentou-se em uma dupla constatação. De um lado, havia a necessidade de uma reflexão sistemática, embasada e objetiva sobre as áreas e os mecanismos de cooperação postos em prática pelos Estados latino-americanos. Por isso buscou-se mapear as iniciativas de cooperação e analisar em profundidade, caso a caso, as origens, os fatores determinantes, as características e as consequências das políticas públicas regionais. De outro lado, os rumos do regionalismo na América Latina durante os governos progressistas dos anos 2000 demandavam novos enfoques analíticos. Para além das instituições, regras jurídicas e funcionamento da integração econômica, fazia-se premente o estudo dos temas que eram compartilhados por agentes públicos de países vizinhos. Tratava-se de ultrapassar os limites administrativos e burocráticos dos processos de integração e desvendar os conteúdos das iniciativas transnacionais com potencial de ensejar a construção de bens públicos regionais. O projeto procurou, assim, conhecer e sistematizar os setores sensíveis à realidade latino-americana que estavam presentes ou ausentes das iniciativas de cooperação e subsidiar, com dados empíricos e interpretações teóricas, os debates sobre os rumos do regionalismo no continente. A pesquisa procurou também desvendar o lugar do Brasil nas iniciativas, avaliando os discursos oficiais e o rótulo de liderança regional.

Coordenação: Clarissa Dri

Participantes – estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da UFSC: Tiago Pittas, Andressa Molinari, Matheus Rachadel, Laís Palma, Gabriel Dauer, Carolina Ferrari, Heitor Pergher, Isabel Britez, Marina Andrade, Elisa Espíndola, Deborah Abud, Cecília Brancher, Louise Enriconi, Gabriel Mendes.

Publicações:

2020, Clarissa Dri e Tiago Pittas. A construção do regionalismo deliberativo-instrumental a partir da cooperação setorial na América Latina (1991-2015). Revista de la Sociedad Argentina de Análisis Político, v. 14, n. 1, p. 13-45.

2021, Clarissa Dri e Andressa Molinari. Brazilian foreign policy for the Global South: The creation of the Centre of Excellence against Hunger. Development Policy Review, v. 39, issue 2, p.

2019, Clarissa Dri e Andressa Molinari. Da prática aos princípios da cooperação sul-sul: a metodologia de atuação do Centro de Excelência contra a Fome. In: Thiago Lima. Segurança Alimentar e Relações Internacionais. João Pessoa: Editora UFPB, p. 83-117.

2019, Clarissa Dri e Louise Enriconi. Eu aborto, tu abortas, todos calamos? As razões da despenalização do aborto no Uruguai. Política Hoje, v. 28, n. 1, p. 314-340.

2018, Cecília Brancher. Reforma e resistência: Impactos estruturais e subjetivos das ditaduras civil-militares brasileira (1964-1985) e chilena (1973-1990) nas universidades públicas. Brazilian Journal of Latin American Studies, v. 17, n. 33, p. 79-100.

2017, Clarissa Dri. Latin America and the building of regional public goods. In: Ulf Engel; Heidrun Zinecker; Frank Mattheis; Antje Dietza; Thomas Plötze (Org.). The new politics of regionalism: perspectives from Africa, Latin America and Asia-Pacific. Londres: Routledge, p. 66-82.

2017, Tiago Pittas e Clarissa Dri. O diálogo entre saúde e política externa na cooperação brasileira em bancos de leite humano. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 7, p. 2277-2286.

2016, Clarissa Dri. Reinforcing or ignoring the supranational level during crises? Brazilian parties’ views on regionalism. In: Sabine Saurugger; Fabien Terpan (Org.). Crisis and institutional change in regional integration. Londres: Routledge, p. 136-152.

2014, Matheus Rachadel, Jaime Alonso e Clarissa Dri. Institucionalização do sistema interamericano de combate às drogas: iniciativas e progressos. Em Tese, v. 10, n. 2, p. 25-50.

2016, Dossiê temático Políticas públicas transnacionais na América do Sul?, publicado pela Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais, v. 3, n. 6, com os seguintes artigos dos membros do Oirã:

Clarissa Dri, Demanda e oferta de bens públicos regionais: introdução ao dossiê temático

Tiago Pittas, O estado da cooperação em saúde: Brasil, Unasul e Mercosul

Andressa Molinari, Coooperação ambiental no Mercosul: uma análise comparativa acerca da gestão de resíduos sólidos

Laís Palma, Empoderamento econômico da mulher no âmbito do Mercosul: das reuniões especializadas ao Programa Ellas Hacen

Matheus Rachadel, Cooperação científica e capacitação sobre drogas nas Américas: o papel da Comissão Interamericana para Controle do Abuso de Drogas

Isabel Britez, Cultura e regionalismo: o audiovisual no Mercosul

Heitor Pergher, A integração energética na América do Sul: uma análise das políticas promovidas no Mercosul e na Unasul

Carolina Ferrari, O papel das comissões da verdade na agenda da justiça de transição: uma análise comparativa da Argentina e do Brasil

Gabriel Dauer, Marcas da memória: justiça de transição no Brasil e no Chile

O planejamento e os resultados dessa pesquisa foram apresentados e discutidos nos seguintes eventos científicos:

Encontro Virtual da Associação Brasileira de Ciência Política, João Pessoa, 2020